Saúde

Ronco pode ser hereditário

Um novo estudo mostra que os filhos de pais que roncam são três vezes mais propensos a roncar e podem estar em maior risco de desenvolver problemas comportamentais, como TDAH (transtorno do déficit de atenção e hiperatividade) e outros problemas de saúde associados ao ronco.

Os pesquisadores também descobriram que as crianças que testam positivo para alergias também são duas vezes mais propensas a roncar frequentemente do que outras crianças.

O ronco pode ser herdado

No estudo, publicado na revista Crescer, os pesquisadores avaliaram a prevalência de ronco frequente e fatores de risco relacionados entre um grupo de quase 700 crianças de um ano de idade. Vamos falar também sobre como o Stop Ronco pode te ajudar a parar de roncar.

Os resultados mostraram que 15% das crianças roncavam três vezes ou mais a cada semana, e o ronco frequente na infância estava relacionado a vários fatores de risco:

  • As crianças com pelo menos um dos pais que roncavam com frequência tinham três vezes mais probabilidade de serem roncadores frequentes do que os filhos de pais que dormem silenciosamente.
  • Crianças afro-americanas eram três vezes mais propensas a roncar do que outras crianças.
  • As crianças que testaram positivo para alergias tiveram duas vezes mais chances de serem roncadores frequentes.

O estudo também analisou se a exposição ao fumo passivo estava relacionada ao risco frequente de ronco entre as crianças, mas não encontrou nenhum vínculo.

Pesquisadores dizem que poucos estudos foram realizados em bebês que roncam, mas estudos em crianças mais velhas e adultos sugerem que o ronco frequente pode levar a problemas comportamentais, déficits cognitivos e doenças cardíacas.

O ronco também é um sintoma comum de distúrbios respiratórios obstrutivos do sono, e os pesquisadores dizem que as crianças que roncam frequentemente devem ser avaliadas por um especialista em sono.

Por que você ronca e como fazer para parar?

Se você ronca, é porque os tecidos relaxados em sua garganta vibram quando o ar que você inspira passa por eles.

Cerca de metade dos adultos faz isso de tempos em tempos. Fatores como o seu peso, a sua saúde e a forma da sua boca podem torná-lo mais propenso a roncar durante a noite.

Como eu sei se eu ronco?

Você é capaz de falar sobre seu relacionamento, você com certeza já teve conversas com seu parceiro sobre isso, certo?

Se você não se sente a vontade para perguntar para o seu parceiro se você ronca durante a noite, baixe um gravador no seu smartphone e ligue-o antes de se deitar, acredite, você pode se surpreender.

Nariz entupido

Qualquer coisa que impeça você de respirar pelo nariz pode fazê-lo roncar, como por exemplo um resfriado, gripe ou alergias.

Medicamentos sem receita ou tiras nasais podem ajudar a abrir essas vias respiratórias, mas fale com o seu médico se isso acontecer durante muito tempo.

Você dorme de costas

Isso pode fazer você roncar ou piorar.

Dormir ao seu lado é melhor, e abraçar o seu parceiro – “conchinha” – deixa vocês dois de lado.

Você também pode tentar dormir com dois ou três travesseiros empilhados para que você não fique de costas.

Se nenhuma dessas soluções funcionar você pode colocar uma bola de tênis no bolso para que fique desconfortável quando você se deitar de costas.

Você pode melhorar seu sono se deitar-se da maneira correta e sanar o ronco.

A forma da sua boca

Se a parte superior da boca em direção à garganta – o palato mole – estiver baixa e espessa, ela pode estreitar as vias aéreas e fazer você roncar.

Isso também pode acontecer se o pequeno pedaço de tecido que está pendurado no seu palato mole – a úvula – for maior que o normal.

Você pode nascer com essas coisas, mas elas podem piorar se você estiver com excesso de peso. A cirurgia também pode ajudar com isso também.

É a sua medicação?

Drogas que deixam você com sono (chamados de sedativos), relaxantes musculares e alguns antidepressivos podem relaxar a língua e os músculos da garganta.

Converse com seu médico se você roncar ao tomar qualquer um deles – ela pode mudar seus remédios.

Apneia do sono

Este é o ronco sério que interrompe sua respiração enquanto você dorme. Pode fazer você respirar ou acordar durante a noite.

Os sinais incluem boca seca, dor de cabeça ou dor de garganta pela manhã.

Está associada a acidentes vasculares cerebrais, pressão arterial elevada e doenças cardíacas, por isso consulte o seu médico se pensa que poderá ter apneia do sono.

Ela pode recomendar um dispositivo que ajuda a respirar enquanto você dorme ou, em alguns casos, a cirurgia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *